Pular para o conteúdo principal

Siga estas dicas e poupe nas despesas de condomínio

o site propõe hoje uma série de dicas que lhe permitirão reduzir as despesas de condomínio e, pelo caminho, evitar potenciais conflitos


Gerir um condomínio não é tarefa fácil. A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) recebeu nos primeiros meses do ano mais de cinco mil queixas de condóminos.

Reduzir a fatura a pagar pode ser uma forma de facilitar a convivência. Nesse sentido, o site sugere formas de poupar:

1 - Tente renegociar todos os contratos - elevador, luz, manutenção, limpeza, água, gás. Procure o melhor preço, facilidades de pagamento e períodos de manutenção gratuita.

2 - Saiba qual é a melhor conta à ordem para o seu condomínio. Analise caso a caso, faça simulações e pode poupar mais de 100 euros por ano.

3 - Envie convocatórias e documentação do condomínio por email para poupar em papel, fotocópias e despesas de correio.

4 - No caso de existirem condóminos com quotas em atraso, será melhor tentar chegar a um acordo que lhe permita uma maior flexibilização temporal para pagar ou o pagamento de um valor mais baixo durante um determinado período de tempo do que levar o caso a tribunal, onde gastará mais dinheiro e dificilmente encontrará uma solução.

5 - Para fazer obras ou manutenção, opte por um empreiteiro credenciado pelo Instituto da Construção e do Imobiliário. É preferível pagar um pouco mais por um trabalho bem feito do que por novas reparações após um trabalho mal amanhado.

6 - Investir num fundo de reserva para custear despesas de conservação do edifício, para o qual cada condómino pode contribuir com uma percentagem da sua quota.

7 - Escolha um seguro multirriscos adequado ao seu condomínio. A maioria destes seguros só abrange as partes comuns mas contratar um que englobe também as frações do prédio pode sair mais barato do que pagar um seguro individual.

8 - Contratar uma empresa de administração de condomínio pode ser uma boa solução, mas também um risco. Avalie bem o seu caso e as suas necessidades. Se optar por contratar uma destas empresas, mantenha-se a par da sua atividade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupo Empreender Brasília promove palestra-almoço Inteligência Tributária do Empreendedor e almoço nesta terça-feira (12)

O editor-chefe do portal Empreender Brasília, Paulo Roberto Melo, promove almoço para reunir empresários da cidade nesta terça-feira (12), às 12h, na  Churrascaria Nativas Grill, SIA Trecho 14, Lote 05, (ao lado da loja da Havan de Brasília) Na ocasião, um convidado irá falar sobre o tema Inteligência Tributária do Empreendedor, o objetivo do encontro é levantar contextos atualizados no Distrito Federal e relacioná-los à atuação em aos posicionamentos dos empresários de diferentes regiões administrativas da capital. "Na oportunidade, faremos uma discussão das perspectivas do cenário político, social e econômico do Distrito Federal e do Brasil", adianta Paulo Melo. SERVIÇO: 2° ALMOÇO DE EMPREENDEDORES do grupo Empreender Brasília Data: 12.07.2022. Local: Churrascaria Nativas Grill, SIA Trecho 14, Lote 05, (ao lado da loja da Havan de Brasília). Hora: 12h. Valor: Adesão em comanda individual, com consumo individual de rodízio (R$69,90) + bebidas. R.S.V.P. no link: https://do...

Curso de Gestão Profissional de Condomínios em Brasília

O Curso de Gestão Profissional de Condomínios busca fazer com que o participante obtenha a base de conhecimentos, para trabalhar como empreendedor, sendo síndico profissional de diversos prédios ou somente do seu próprio condomínio, gerenciando os edifícios, com conhecimento e habilidades profissionais, diante das obrigações da legislação vigente

Condomínio é condenado por impedir moradores inadimplentes de entrar no prédio

O Condomínio Edifício Salsalito, localizado no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia, foi condenado a indenizar em R$ 10 mil um casal de moradores que foi impedido de entrar no prédio por estar inadimplente com as taxas mensais de manutenção. A decisão monocrática é do juiz substituto em segundo grau Sebastião Luiz Fleury (foto) , que considerou ilícita e abusiva a forma de cobrança.