Pular para o conteúdo principal

Siga estas dicas e poupe nas despesas de condomínio

o site propõe hoje uma série de dicas que lhe permitirão reduzir as despesas de condomínio e, pelo caminho, evitar potenciais conflitos


Gerir um condomínio não é tarefa fácil. A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) recebeu nos primeiros meses do ano mais de cinco mil queixas de condóminos.

Reduzir a fatura a pagar pode ser uma forma de facilitar a convivência. Nesse sentido, o site sugere formas de poupar:

1 - Tente renegociar todos os contratos - elevador, luz, manutenção, limpeza, água, gás. Procure o melhor preço, facilidades de pagamento e períodos de manutenção gratuita.

2 - Saiba qual é a melhor conta à ordem para o seu condomínio. Analise caso a caso, faça simulações e pode poupar mais de 100 euros por ano.

3 - Envie convocatórias e documentação do condomínio por email para poupar em papel, fotocópias e despesas de correio.

4 - No caso de existirem condóminos com quotas em atraso, será melhor tentar chegar a um acordo que lhe permita uma maior flexibilização temporal para pagar ou o pagamento de um valor mais baixo durante um determinado período de tempo do que levar o caso a tribunal, onde gastará mais dinheiro e dificilmente encontrará uma solução.

5 - Para fazer obras ou manutenção, opte por um empreiteiro credenciado pelo Instituto da Construção e do Imobiliário. É preferível pagar um pouco mais por um trabalho bem feito do que por novas reparações após um trabalho mal amanhado.

6 - Investir num fundo de reserva para custear despesas de conservação do edifício, para o qual cada condómino pode contribuir com uma percentagem da sua quota.

7 - Escolha um seguro multirriscos adequado ao seu condomínio. A maioria destes seguros só abrange as partes comuns mas contratar um que englobe também as frações do prédio pode sair mais barato do que pagar um seguro individual.

8 - Contratar uma empresa de administração de condomínio pode ser uma boa solução, mas também um risco. Avalie bem o seu caso e as suas necessidades. Se optar por contratar uma destas empresas, mantenha-se a par da sua atividade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARTA ABERTA AOS CORRETORES DE IMÓVEIS DO DISTRITO FEDERAL

  20/05/2025 CARTA ABERTA AOS CORRETORES DE IMÓVEIS DO DISTRITO FEDERAL   📍  Brasília nasceu da democracia. O CRECI-DF também deve ser guiado por ela. A criação de Brasília foi mais que a construção de uma capital, foi a realização de um sonho democrático.    Uma cidade planejada para representar o Brasil do futuro, moderno e participativo. Durante a ditadura, Brasília resistiu. Aqui nasceram movimentos que lutaram pela liberdade e pela autonomia do DF. Hoje, enfrentamos uma nova ameaça: a intervenção no CRECI-DF, imposta pelo COFECI, que nos retira o direito ao voto direto.   São mais de 30 mil corretores impedidos de escolher seus representantes. Um retrocesso sem prazo para acabar. O corretor é peça-chave no desenvolvimento do DF. Conectamos lares, investimentos, progresso. Nosso trabalho é essencial. E nossa representação deve ser democrática, transparente e legítima. Assim como lutamos pelo direito ao voto no passado, lutamos agora pelo nosso Conselho...

Curso de Gestão Profissional de Condomínios em Brasília

O Curso de Gestão Profissional de Condomínios busca fazer com que o participante obtenha a base de conhecimentos, para trabalhar como empreendedor, sendo síndico profissional de diversos prédios ou somente do seu próprio condomínio, gerenciando os edifícios, com conhecimento e habilidades profissionais, diante das obrigações da legislação vigente

Projeto de Lei propõe incluir aniversário da Ponte Alta Norte no Calendário Oficial de Eventos do DF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal está analisando o Projeto de Lei nº 1772/2025, de autoria do deputado distrital Eduardo Pedrosa, que propõe a inclusão do aniversário da Ponte Alta Norte, localizada na Região Administrativa do Gama, no Calendário Oficial de Eventos do DF. A data comemorativa sugerida é o dia 12 de junho, em alusão à criação das Diretrizes Urbanísticas da região Segundo o autor do projeto, o objetivo é reconhecer e valorizar a trajetória de crescimento da Ponte Alta Norte, que engloba áreas como o Setor Habitacional Ponte de Terra (SHPT), o Núcleo Rural Casa Grande e o Núcleo Rural Olhos D'água. A justificativa destaca a intensa expansão demográfica e o surgimento de diversos condomínios residenciais que contribuíram para a formação de uma comunidade ativa, com forte identidade e senso de pertencimento. "Celebrar essa data significa também promover a memória, a cultura e o desenvolvimento comunitário da região", defende o deputado Eduardo Pedrosa...