Pular para o conteúdo principal

DICA: A importância de uma assessoria jurídica especializada em condomínios

Atualmente, o síndico desempenha uma tarefa complexa e, por vezes, árdua em condomínios
Dentre as várias funções do síndico, está a de ser mediador de conflitos entre os moradores. Acontece que muitas das vezes, ele não consegue mediar esses conflitos de maneira satisfatória. Aí se faz importante e necessária a figura do advogado nos condomínios, visando facilitar e ajudar a gestão do síndico.

Saliente ressaltar que é de suma relevância que haja uma assessoria jurídica preventiva, de modo que diminuam as intercorrências advindas de uma gestão condominial. Caso os condomínios adotassem essa assessoria preventiva, as ações trabalhistas poderiam ser reduzidas e até mesmo evitadas, pois haveria quem analisasse e instruísse os síndicos quando de uma contratação de profissionais, bem como quanto a regularidade em pagamentos.

É bom lembrar que a atividade do advogado na gestão condominial não se limita a dirimir conflitos ou em fazer cobranças de inadimplentes. A atuação do advogado vai bem além disso. Por, exemplo, no que diz respeito a análise de contratos, criação de Regimentos Internos, participação em Assembleias e reuniões, envio de notificações, comparecimento a audiências, análise de aspectos trabalhistas etc.

Como o síndico representa uma figura multifuncional, faz - se necessário que haja uma assessoria jurídica especializada para que traga mais qualidade, eficiência, celeridade, economia e transparência na gestão do síndico. 

Ademais, o síndico é o representante legal do condomínio e possui uma vasta responsabilidade tributária, cível e criminal, por isso é imprescindível que exista no condomínio uma gestão profissional de qualidade. 

Desta forma, é de grande valia a figura do advogado para colaborar com o múltiplo trabalho desenvolvido pelo síndico.


Gabriela Chimiti Melo 
Advogada OAB/DF 49715. 
Cel (61) 8518-7593
E-mail: gabrielachimiti@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARTA ABERTA AOS CORRETORES DE IMÓVEIS DO DISTRITO FEDERAL

  20/05/2025 CARTA ABERTA AOS CORRETORES DE IMÓVEIS DO DISTRITO FEDERAL   📍  Brasília nasceu da democracia. O CRECI-DF também deve ser guiado por ela. A criação de Brasília foi mais que a construção de uma capital, foi a realização de um sonho democrático.    Uma cidade planejada para representar o Brasil do futuro, moderno e participativo. Durante a ditadura, Brasília resistiu. Aqui nasceram movimentos que lutaram pela liberdade e pela autonomia do DF. Hoje, enfrentamos uma nova ameaça: a intervenção no CRECI-DF, imposta pelo COFECI, que nos retira o direito ao voto direto.   São mais de 30 mil corretores impedidos de escolher seus representantes. Um retrocesso sem prazo para acabar. O corretor é peça-chave no desenvolvimento do DF. Conectamos lares, investimentos, progresso. Nosso trabalho é essencial. E nossa representação deve ser democrática, transparente e legítima. Assim como lutamos pelo direito ao voto no passado, lutamos agora pelo nosso Conselho...

Curso de Gestão Profissional de Condomínios em Brasília

O Curso de Gestão Profissional de Condomínios busca fazer com que o participante obtenha a base de conhecimentos, para trabalhar como empreendedor, sendo síndico profissional de diversos prédios ou somente do seu próprio condomínio, gerenciando os edifícios, com conhecimento e habilidades profissionais, diante das obrigações da legislação vigente

Projeto de Lei propõe incluir aniversário da Ponte Alta Norte no Calendário Oficial de Eventos do DF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal está analisando o Projeto de Lei nº 1772/2025, de autoria do deputado distrital Eduardo Pedrosa, que propõe a inclusão do aniversário da Ponte Alta Norte, localizada na Região Administrativa do Gama, no Calendário Oficial de Eventos do DF. A data comemorativa sugerida é o dia 12 de junho, em alusão à criação das Diretrizes Urbanísticas da região Segundo o autor do projeto, o objetivo é reconhecer e valorizar a trajetória de crescimento da Ponte Alta Norte, que engloba áreas como o Setor Habitacional Ponte de Terra (SHPT), o Núcleo Rural Casa Grande e o Núcleo Rural Olhos D'água. A justificativa destaca a intensa expansão demográfica e o surgimento de diversos condomínios residenciais que contribuíram para a formação de uma comunidade ativa, com forte identidade e senso de pertencimento. "Celebrar essa data significa também promover a memória, a cultura e o desenvolvimento comunitário da região", defende o deputado Eduardo Pedrosa...