Pular para o conteúdo principal

INOVA GESTÃO realiza o Segundo Encontro Distrital Sobre Legislação Condominial

Legislação condominial, saber mais sobre isso pode ajudar você, evento gratuito, com vagas limitadas ocorrera nos dias 12, 13 e 14 de abril de 2016, no auditório do Conselho Regional de Corretores de Imóveis – CRECI/DF

A INOVA GESTÃO - consultoria, comunicação e treinamentos com as empresas Anderson Machado Advogados e EBAC Condomínios com o apoio das instituições: ACI/DF, ASSOSÍNDICOS/DF, CRECI/DF, Correio do Síndico e Revista Condomínios e Soluções fazem o Segundo Encontro Distrital Sobre Legislação Condominial.

O condomínio é um conceito que possibilita muitas formas de relacionamentos interpessoais, seja ele dentro de um apartamento com a família, ou mesmo dentro do espaço comum com demais pessoas que habitam ou trabalham no local.

O CEO da INOVA GESTÃO, Paulo Roberto Melo diz que o encontro veio para tirar dúvidas e trazer conhecimento “Esse encontro sobre Legislação Condominial e algo concebido por nós com o intuito de tirar dúvidas e aumentar a bagagem de síndicos, moradores e corretores em torno do assunto” enfatiza o Diretor Executivo.

De acordo com o Advogado Anderson Machado muitos síndicos, condôminos, corretores e até administradores pensam que legislação condominial se refere apenas à cobrança de inadimplentes. Veremos que este conceito também pode ser aplicado em diversas situações dentro de um condomínio.

A legislação condominial estipula as regras do uso normal de uma propriedade, e aplica as penalidades às pessoas que as desrespeitarem.

Sendo assim, é dever do condômino respeitar às leis do código civil e da legislação condominial, que tratam do tema e regulam os direitos e deveres em condomínio.

Legislação – Antes tratada pela Lei de número 4.591/64, a legislação condominial veio a se aperfeiçoar a partir de janeiro de 2003 com a inserção do Código Civil. Ele sobrepôs à antiga lei e passou a regular os assuntos tratados em condomínio.

Quanto às particularidades dentro de cada condomínio, estão a Convenção e o Regulamento Interno. Estes dois documentos regram os assuntos mais importantes do empreendimento, como relações entre condôminos e normas de conduta, e por isso toda e qualquer determinação interna está submetida a eles.

Se a convenção do condomínio contiver cláusulas que contrariem o novo Código Civil, elas perdem automaticamente a validade.

O temas tratados ajudam o corretor, síndico e condôminos no seu dia a dia e além de munir a população com informações que poderão ajudar na hora de reivindicar e ou sugerir melhorias em seu condomínio.

O público-alvo do encontro não está baseado apenas no síndico e corretor de imóveis, mas também em subsíndicos, conselheiros e até mesmo condôminos que queiram entender mais sobre a legislação condominial do condomínio onde moram.

Saiba mais:

Local do encontro: AUDITÓRIO DO CRECI/DF SETOR DE DIVERSÕES SUL, BLOCO A, EDIFÍCIO BOULEVARD CENTER, SALA 401/410.

Dias de encontro: 12, 13 E 14 DE ABRIL DE 2016.

Horário: DAS 19HORAS ÁS 22HORAS.

Investimento:1 PACOTE DE FRALDAS OU1 LATA DE LEITE EM PÓ (que será doado para asilos e creches).


Veja o currículo dos palestrantes:

DR. ANDERSON MACHADO - Sócio e Advogado com atuação nas diversas áreas do direito. Ênfase em Direito do Trabalho Individual e Coletivo, Previdenciário, Cível e Imobiliário 2009/2010/2011/2012/2013; Advogado com inscrição na Ordem dos Advogados de Brasília. Pós Graduação em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pelo Grupo Educacional Fortium; Bacharel em direito com especialização em Direito Civil (extensão em Direito Imobiliário/Contrato de Seguro OAB-DF), e Direito do Trabalho formado pelo Centro Universitário de Brasília-(UniCeub). Advogado Instrutor do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/DF.

DR. TARCÍSIO NEGREIROS - ‎Empresário/ Contador / Advogado na EBAC – Administração de Condomínios. Técnico em Transações Imobiliárias (Corretor de Imóveis); CRECI/DF 5.764; Bacharel em Ciências Contábeis pela UPIS-DF (Contador); CRC/DF 14.500; Pós Graduado em Auditoria e Perícia Contábil pela UPIS-DF Bacharel em Direito pelo UNIEURO-DF (Advogado) OAB/DF 30.395; Pós Graduado em Direito Civil pelo IMAG-DF; Pós Graduado em Direito Processual Civil pelo IMAG-DF; Pós Graduando em Direito Imobiliário pelo Instituto Solus-GO. Banco da Amazônia S/A – Período: 1979 a 1981 (03 anos) na cidade de Ji-Paraná RO, na função de estagiário (menor de idade); Derly Imóveis Ltda: Período: 1982 a 1983 (02 anos), em Brasília DF, na função de auxiliar de escritório; DDA Imóveis Ltda: Período: 1983 a 1989 (06 anos), em Brasília DF, nas funções de auxiliar de escritório, assessor da Diretoria de Locações e Contratos, assessor da Diretoria Administrativa, Chefe do Deptº de Manutenção de Imóveis, Chefe do Deptº de Administração de Condomínios da FUB-UnB; EBAC Administração de Condomínios Ltda: Período: 1989 até 2014 (há 25 anos), empresário sócio-proprietário da empresa, na função de Gerente Comercial; CONTADOR: Período: 2.000 a 2015, em Brasília DF, trabalhos de auditoria e perícia contábil em balancetes de Condomínios; PALESTRANTE: sobre Condomínios Edilícios (Instituição, formação, extinção, direitos, deveres, obrigações, etc); PROFESSOR: módulos sobre Condomínios para Graduação e Pós-Graduação; ADVOGADO: especialista em Condomínios.

COMBATE A INADIMPLÊNCIA EM CONDOMÍNIO SEGUNDO O NOVO CPC.

RESPONSABILIDADE CIVIL E CRIMINAL DOS SÍNDICOS.

PRINCIPAIS ASPECTOS JURÍDICOS DA CONVENÇÃO E REGIMENTO INTERNO.

ASSEMBLÉIA CONDOMINIAL.

LEGISLAÇÃO CONDOMINIAL: QUIZ DE PERGUNTAS E RESPOSTAS.


Sobre a INOVA GESTÃO consultoria, comunicação e treinamentos é uma startup focada no desenvolvimento de soluções de gestão em nove áreas de atuação sendo elas: Comunicação, Condomínios, Conflitos, Jurídica, Pessoas, Projetos, Empresarial, Financeira e Imobiliária, tendo como diferencial a excelência nos nossos serviços.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARTA ABERTA AOS CORRETORES DE IMÓVEIS DO DISTRITO FEDERAL

  20/05/2025 CARTA ABERTA AOS CORRETORES DE IMÓVEIS DO DISTRITO FEDERAL   📍  Brasília nasceu da democracia. O CRECI-DF também deve ser guiado por ela. A criação de Brasília foi mais que a construção de uma capital, foi a realização de um sonho democrático.    Uma cidade planejada para representar o Brasil do futuro, moderno e participativo. Durante a ditadura, Brasília resistiu. Aqui nasceram movimentos que lutaram pela liberdade e pela autonomia do DF. Hoje, enfrentamos uma nova ameaça: a intervenção no CRECI-DF, imposta pelo COFECI, que nos retira o direito ao voto direto.   São mais de 30 mil corretores impedidos de escolher seus representantes. Um retrocesso sem prazo para acabar. O corretor é peça-chave no desenvolvimento do DF. Conectamos lares, investimentos, progresso. Nosso trabalho é essencial. E nossa representação deve ser democrática, transparente e legítima. Assim como lutamos pelo direito ao voto no passado, lutamos agora pelo nosso Conselho...

Prefeito Vilela participa de congresso da Facieg e reforça parceria com o setor produtivo

Evento reuniu lideranças empresariais e representantes de mais de 60 municípios para discutir parcerias e ampliar o apoio ao setor produtivo Fotos: Rodrigo Estrela  O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, participou nesta segunda-feira, 23, do Congresso da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), realizado no Auditório do Sebrae-Go. O evento contou com a presença de representantes de mais de 60 municípios goianos e teve como objetivo apresentar o balanço do último trimestre da federação e anunciar novas parcerias e convênios voltados ao fortalecimento das associações comerciais do estado. Durante sua fala, o prefeito Leandro Vilela destacou a importância da união entre o poder público e a iniciativa privada para o desenvolvimento econômico local. "Quando há vontade de fazer o melhor pela cidade, é possível e nós estamos fazendo. Mesmo com as dívidas deixadas pela gestão anterior, temos avançado com res...

Projeto de Lei propõe incluir aniversário da Ponte Alta Norte no Calendário Oficial de Eventos do DF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal está analisando o Projeto de Lei nº 1772/2025, de autoria do deputado distrital Eduardo Pedrosa, que propõe a inclusão do aniversário da Ponte Alta Norte, localizada na Região Administrativa do Gama, no Calendário Oficial de Eventos do DF. A data comemorativa sugerida é o dia 12 de junho, em alusão à criação das Diretrizes Urbanísticas da região Segundo o autor do projeto, o objetivo é reconhecer e valorizar a trajetória de crescimento da Ponte Alta Norte, que engloba áreas como o Setor Habitacional Ponte de Terra (SHPT), o Núcleo Rural Casa Grande e o Núcleo Rural Olhos D'água. A justificativa destaca a intensa expansão demográfica e o surgimento de diversos condomínios residenciais que contribuíram para a formação de uma comunidade ativa, com forte identidade e senso de pertencimento. "Celebrar essa data significa também promover a memória, a cultura e o desenvolvimento comunitário da região", defende o deputado Eduardo Pedrosa...