Pular para o conteúdo principal

ARTIGO: A principal mudança à luz do novo código de processo civil em relação ao ramo condominial

Deborah Brito

O tão aguardado novo Código de Processo Civil (Lei 13.105 de março de 2015) e entrou em vigor em 18 de março de 2016 com muitas inovações, inclusive no setor condominial

Foto: Divulgação.

De acordo com o antigo Código de Processo Civil de 1973, a cobrança da cota condominial era realizada via ação de cobrança, passando por todo o processo de conhecimento, gerando diversos recursos de ambas as partes, até que fosse sentenciado e determinado o cumprimento de sentença, caso não fosse realizado o pagamento pelo devedor condômino.

Apesar de processado pelo procedimento sumário, mais célere, a cobrança judicial era morosa e desgastante, a qual gerava inúmeros danos financeiros aos condomínios, haja vista que o processo de conhecimento poderia perdurar por anos. 

Atualmente, a facilidade veio à tona, de forma que as contribuições condominiais que estiverem atrasadas poderão ser cobradas diretamente em processo de execução, conforme disposto no Artigo 784, inciso X:

“X - O crédito referente às contribuições ordinárias ou extraordinárias de condomínio edilício, prevista na respectiva convenção, ou aprovadas em assembleia geral, desde que documentalmente comprovadas”

No processo de execução de título extrajudicial, o devedor é citado já para efetuar no do prazo de três dias, o pagamento da dívida, sob pena de constrição patrimonial, regra ainda prevista no NCPC. 

Portanto, diante desse avanço, espera-se que ocorra a redução da inadimplência das contribuições condominiais, o que afastará o condomínio do moroso processo de conhecimento para que receba seu crédito perante o judiciário.


*Deborah Brito, inscrita na OAB, Secção Brasília/DF sob o Nº 28.192. Vice-Presidente da Associação dos Condomínios Comerciais e Residenciais do Distrito Federal - ASSOSÍNDICOS-DF e Sócia na sociedade “Deborah Brito & Advogados Associados”, situada no Sia Trecho 02, Lote 1545, Sala 101, Brasília/DF, CEP 71.200-020, Ed. Pinheiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupo Empreender Brasília promove palestra-almoço Inteligência Tributária do Empreendedor e almoço nesta terça-feira (12)

O editor-chefe do portal Empreender Brasília, Paulo Roberto Melo, promove almoço para reunir empresários da cidade nesta terça-feira (12), às 12h, na  Churrascaria Nativas Grill, SIA Trecho 14, Lote 05, (ao lado da loja da Havan de Brasília) Na ocasião, um convidado irá falar sobre o tema Inteligência Tributária do Empreendedor, o objetivo do encontro é levantar contextos atualizados no Distrito Federal e relacioná-los à atuação em aos posicionamentos dos empresários de diferentes regiões administrativas da capital. "Na oportunidade, faremos uma discussão das perspectivas do cenário político, social e econômico do Distrito Federal e do Brasil", adianta Paulo Melo. SERVIÇO: 2° ALMOÇO DE EMPREENDEDORES do grupo Empreender Brasília Data: 12.07.2022. Local: Churrascaria Nativas Grill, SIA Trecho 14, Lote 05, (ao lado da loja da Havan de Brasília). Hora: 12h. Valor: Adesão em comanda individual, com consumo individual de rodízio (R$69,90) + bebidas. R.S.V.P. no link: https://do...

Curso de Gestão Profissional de Condomínios em Brasília

O Curso de Gestão Profissional de Condomínios busca fazer com que o participante obtenha a base de conhecimentos, para trabalhar como empreendedor, sendo síndico profissional de diversos prédios ou somente do seu próprio condomínio, gerenciando os edifícios, com conhecimento e habilidades profissionais, diante das obrigações da legislação vigente

Condomínio é condenado por impedir moradores inadimplentes de entrar no prédio

O Condomínio Edifício Salsalito, localizado no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia, foi condenado a indenizar em R$ 10 mil um casal de moradores que foi impedido de entrar no prédio por estar inadimplente com as taxas mensais de manutenção. A decisão monocrática é do juiz substituto em segundo grau Sebastião Luiz Fleury (foto) , que considerou ilícita e abusiva a forma de cobrança.