Pular para o conteúdo principal

Meio Ambiente: cuidar do planeta é dever de todos nós


Todos os anos, no dia 5 de junho é comemorado o Dia do Meio Ambiente. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, a data tem como objetivo conscientizar a população sobre os problemas ambientais. E você, o que faz para cuidar do planeta?

Pequenos hábitos podem contribuir para a sua preservação. Para isso, comece mudando dentro de casa, com atitudes diárias. Separamos 5 delas para você aplicar hoje mesmo!

ÁGUA
Na maioria das vezes não temos consciência de quanto estamos utilizando água diariamente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), seu uso consciente, para atender às necessidades de consumo e higiene diária, é de 110 litros por pessoa. No Brasil esse número pode chegar a mais de 150 litros/dia. Portanto, é preciso atenção!

Faça hoje: diminua o tempo no banho; evite duchas, pois elas possuem maior vazão de água; mantenha a torneira fechada ao lavar as mãos, escovar os dentes ou ensaboar a louça; conserte eventuais vazamentos na sua casa.

LIXO
Cada um é responsável pelo próprio lixo e é preciso muito mais cuidado e informação do que apenas não jogá-lo na rua. O ato de separar o lixo orgânico do reciclável e destiná-los corretamente à coleta é fundamental para reduzir o impacto que os resíduos têm no meio ambiente e, consequentemente, contribuir para o processo de reutilização dos materiais.

Faça hoje: separe produtos orgânicos e recicláveis em lixeiras diferentes. Acesse nosso conteúdo especial sobre os cuidados com o lixo nos condomínios para saber mais!

ENERGIA
O gasto com energia não é um problema só para o bolso do morador, mas também para o meio ambiente. Economizar ajudará a prolongar a vida de recursos não-renováveis, como a água. Afinal, grande parte da energia elétrica vem das usinas hidrelétricas.

Faça hoje: troque as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes pelas de LED, que são ecológicas e consomem menos energia; apague as luzes sempre que sair de um cômodo, tire os eletrônicos da tomada quando não estiverem sendo usados.

PLÁSTICO
Já reparou na quantidade de embalagens de plástico que vêm com os produtos e são descartadas diariamente? De acordo com o Atlas do Plástico da Fundação Heinrich Böll, são mais de 11 milhões de toneladas de plástico no Brasil, colocando o país como quarto maior produtor de lixo plástico no mundo.

E acredite, segundo dados da World Wide Fund for Nature (WWF), apenas 1,28% do plástico é reciclado. Diante deste cenário, repense o consumo de embalagens e como é possível reaproveitá-las. Pequenas atitudes fazem a diferença!

Faça hoje: ao ir no mercado, leve a sua ecobag; no trabalho, leve o seu copo para evitar usar os copos descartáveis; troque os canudos de plástico pelos de metal.

CONSUMO
A dica é simples: compre apenas aquilo que realmente precisa! Além de ter um impacto financeiro, o consumo desenfreado traz sérias consequências para o meio ambiente, afinal, o planeta não consegue regenerar os recursos naturais com a mesma velocidade das nossas demandas.

Ou seja, sempre pense antes de comprar algo. E isso vale para diversos setores da nossa vida.

Faça hoje: se for ao mercado, veja o que pode ser reaproveitado e o que de fato precisa ser comprado; não compre roupas e calçados por impulso, pois as produções deste setor requerem o uso de muita água e de produtos químicos, emitindo quantidades significativas de gases de efeito estufa.

Cuidando do nosso lar
Viu só como dá para aplicar essas atitudes no dia a dia? Não se esqueça de incentivar o pessoal de casa, os amigos e familiares a fazerem o mesmo. Quanto mais pessoas adotarem essas atitudes, maiores serão as chances de preservarmos o nosso planeta, que é único e insubstituível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARTA ABERTA AOS CORRETORES DE IMÓVEIS DO DISTRITO FEDERAL

  20/05/2025 CARTA ABERTA AOS CORRETORES DE IMÓVEIS DO DISTRITO FEDERAL   📍  Brasília nasceu da democracia. O CRECI-DF também deve ser guiado por ela. A criação de Brasília foi mais que a construção de uma capital, foi a realização de um sonho democrático.    Uma cidade planejada para representar o Brasil do futuro, moderno e participativo. Durante a ditadura, Brasília resistiu. Aqui nasceram movimentos que lutaram pela liberdade e pela autonomia do DF. Hoje, enfrentamos uma nova ameaça: a intervenção no CRECI-DF, imposta pelo COFECI, que nos retira o direito ao voto direto.   São mais de 30 mil corretores impedidos de escolher seus representantes. Um retrocesso sem prazo para acabar. O corretor é peça-chave no desenvolvimento do DF. Conectamos lares, investimentos, progresso. Nosso trabalho é essencial. E nossa representação deve ser democrática, transparente e legítima. Assim como lutamos pelo direito ao voto no passado, lutamos agora pelo nosso Conselho...

Curso de Gestão Profissional de Condomínios em Brasília

O Curso de Gestão Profissional de Condomínios busca fazer com que o participante obtenha a base de conhecimentos, para trabalhar como empreendedor, sendo síndico profissional de diversos prédios ou somente do seu próprio condomínio, gerenciando os edifícios, com conhecimento e habilidades profissionais, diante das obrigações da legislação vigente

Projeto de Lei propõe incluir aniversário da Ponte Alta Norte no Calendário Oficial de Eventos do DF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal está analisando o Projeto de Lei nº 1772/2025, de autoria do deputado distrital Eduardo Pedrosa, que propõe a inclusão do aniversário da Ponte Alta Norte, localizada na Região Administrativa do Gama, no Calendário Oficial de Eventos do DF. A data comemorativa sugerida é o dia 12 de junho, em alusão à criação das Diretrizes Urbanísticas da região Segundo o autor do projeto, o objetivo é reconhecer e valorizar a trajetória de crescimento da Ponte Alta Norte, que engloba áreas como o Setor Habitacional Ponte de Terra (SHPT), o Núcleo Rural Casa Grande e o Núcleo Rural Olhos D'água. A justificativa destaca a intensa expansão demográfica e o surgimento de diversos condomínios residenciais que contribuíram para a formação de uma comunidade ativa, com forte identidade e senso de pertencimento. "Celebrar essa data significa também promover a memória, a cultura e o desenvolvimento comunitário da região", defende o deputado Eduardo Pedrosa...