Pular para o conteúdo principal

Moradores da Superquadra Park Sul debatem melhorias para o bairro


Uma das principais demandas da comunidade - a troca da iluminação pública - foi recentemente atendida, destacou o deputado Delmasso, que apresentou emenda com recursos para a obra



Síndicos e moradores da Superquadra Park Sul, que fica no Guará, apresentaram demandas e sugestões de melhorias para o novo bairro em audiência pública da Câmara Legislativa na noite desta quarta-feira (25). Sancionada em julho, a Lei 6.908/2021 unificou na Superquadra Park Sul (SQPS) os setores de Garagens e Concessionárias de Veículos (SGCV), de Múltiplas Atividades (SMAS) e de Oficinas Sul (SOFS). O autor da lei, deputado Delmasso (Republicanos), mediou o evento remoto, transmitido ao vivo pela TV Web CLDF e pelo portal da Casa no Youtube.

Uma das principais demandas da comunidade, a troca da iluminação pública, foi recentemente atendida, destacou o parlamentar. A medida faz parte do programa Luz que Protege, segundo o diretor-presidente da CEB, Edison Garcia. O objetivo é fazer com que a iluminação pública, feita com luz LED, seja um instrumento de segurança para o cidadão, explanou Garcia, ao observar que essa iluminação, mais clara e econômica, tem mudado a rotina social nas localidades em que foi implantada, a exemplo do Cruzeiro, onde a comunidade tem usufruído de atividades noturnas. Ele acrescentou que o recurso para viabilizar a iluminação 100% LED no Park Sul foi proveniente de emenda parlamentar do deputado Delmasso.

"A iluminação ficou excelente", considerou a síndica do condomínio Living Park Sul, Lúcia Helena Caiafa. Por outro lado, ela solicitou a recuperação de quadras "abandonadas" e a demarcação de faixas de pedestre na Superquadra, entre outras demandas. Já o síndico do condomínio Elegance, Luiz Gonzaga, reclamou da falta de interlocução com o governo. Moradores que se manifestaram na audiência elogiaram a nova iluminação e reivindicaram melhorias, como a instalação de praças e pistas de caminhada, parques, iluminação em pontos de ônibus e recapeamento asfáltico, e também esclarecimentos sobre a compensação urbanística das construtoras em relação ao financiamento das obras de drenagem do Park Sul.

Técnicos e representantes do governo responderam aos questionamentos, a exemplo do assessor da presidência da Novacap, o engenheiro Paulo César Santos. Segundo ele, o recapeamento asfáltico de várias regiões do DF encontra-se em processo licitatório, sendo que a Superquadra Park Sul será um das contempladas com esse serviço. Por sua vez, a administradora do Guará, Luciane Quintana, disse que entrará em contato com o Detran a fim de viabilizar as faixas de pedestres solicitadas. Sobre o sistema de drenagem, a diretora de Urbanização da Subsecretaria de Planejamento Urbano da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF (Seduh), Cristiane Gusmão, anunciou que foi firmado um termo de compromisso, de cerca de R$ 22 milhões, para ser investido naquela região. Ela acrescentou que as obras do sistema de drenagem devem começar em breve.

"As audiências públicas são instrumentos de aproximação", declarou a secretária executiva de Políticas Públicas da Secretaria de Governo (Segov), Meire Mota, ao tratar sobre a crítica relacionada à ausência de interlocução com o governo. Ela se colocou à disposição dos moradores e reforçou a importância da participação e da proximidade com comunidade.

Nossa Quadra
Nesse sentido, Delmasso apresentou aos presentes na audiência a Lei 6.915/2021, que trata sobre a criação da política pública de participação das organizações da sociedade civil em espaços públicos, denominada Nossa Quadra. O objetivo é permitir às prefeituras comunitárias, associações de moradores e conselhos comunitários, por meio de parceiras com o governo, receber recursos para manutenção e instalação de quadras poliesportivas, parques urbanos, ciclovias, entre outros equipamentos e serviços.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARTA ABERTA AOS CORRETORES DE IMÓVEIS DO DISTRITO FEDERAL

  20/05/2025 CARTA ABERTA AOS CORRETORES DE IMÓVEIS DO DISTRITO FEDERAL   📍  Brasília nasceu da democracia. O CRECI-DF também deve ser guiado por ela. A criação de Brasília foi mais que a construção de uma capital, foi a realização de um sonho democrático.    Uma cidade planejada para representar o Brasil do futuro, moderno e participativo. Durante a ditadura, Brasília resistiu. Aqui nasceram movimentos que lutaram pela liberdade e pela autonomia do DF. Hoje, enfrentamos uma nova ameaça: a intervenção no CRECI-DF, imposta pelo COFECI, que nos retira o direito ao voto direto.   São mais de 30 mil corretores impedidos de escolher seus representantes. Um retrocesso sem prazo para acabar. O corretor é peça-chave no desenvolvimento do DF. Conectamos lares, investimentos, progresso. Nosso trabalho é essencial. E nossa representação deve ser democrática, transparente e legítima. Assim como lutamos pelo direito ao voto no passado, lutamos agora pelo nosso Conselho...

Prefeito Vilela participa de congresso da Facieg e reforça parceria com o setor produtivo

Evento reuniu lideranças empresariais e representantes de mais de 60 municípios para discutir parcerias e ampliar o apoio ao setor produtivo Fotos: Rodrigo Estrela  O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, participou nesta segunda-feira, 23, do Congresso da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), realizado no Auditório do Sebrae-Go. O evento contou com a presença de representantes de mais de 60 municípios goianos e teve como objetivo apresentar o balanço do último trimestre da federação e anunciar novas parcerias e convênios voltados ao fortalecimento das associações comerciais do estado. Durante sua fala, o prefeito Leandro Vilela destacou a importância da união entre o poder público e a iniciativa privada para o desenvolvimento econômico local. "Quando há vontade de fazer o melhor pela cidade, é possível e nós estamos fazendo. Mesmo com as dívidas deixadas pela gestão anterior, temos avançado com res...

Projeto de Lei propõe incluir aniversário da Ponte Alta Norte no Calendário Oficial de Eventos do DF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal está analisando o Projeto de Lei nº 1772/2025, de autoria do deputado distrital Eduardo Pedrosa, que propõe a inclusão do aniversário da Ponte Alta Norte, localizada na Região Administrativa do Gama, no Calendário Oficial de Eventos do DF. A data comemorativa sugerida é o dia 12 de junho, em alusão à criação das Diretrizes Urbanísticas da região Segundo o autor do projeto, o objetivo é reconhecer e valorizar a trajetória de crescimento da Ponte Alta Norte, que engloba áreas como o Setor Habitacional Ponte de Terra (SHPT), o Núcleo Rural Casa Grande e o Núcleo Rural Olhos D'água. A justificativa destaca a intensa expansão demográfica e o surgimento de diversos condomínios residenciais que contribuíram para a formação de uma comunidade ativa, com forte identidade e senso de pertencimento. "Celebrar essa data significa também promover a memória, a cultura e o desenvolvimento comunitário da região", defende o deputado Eduardo Pedrosa...