Pular para o conteúdo principal

Moradores da Superquadra Park Sul debatem melhorias para o bairro


Uma das principais demandas da comunidade - a troca da iluminação pública - foi recentemente atendida, destacou o deputado Delmasso, que apresentou emenda com recursos para a obra



Síndicos e moradores da Superquadra Park Sul, que fica no Guará, apresentaram demandas e sugestões de melhorias para o novo bairro em audiência pública da Câmara Legislativa na noite desta quarta-feira (25). Sancionada em julho, a Lei 6.908/2021 unificou na Superquadra Park Sul (SQPS) os setores de Garagens e Concessionárias de Veículos (SGCV), de Múltiplas Atividades (SMAS) e de Oficinas Sul (SOFS). O autor da lei, deputado Delmasso (Republicanos), mediou o evento remoto, transmitido ao vivo pela TV Web CLDF e pelo portal da Casa no Youtube.

Uma das principais demandas da comunidade, a troca da iluminação pública, foi recentemente atendida, destacou o parlamentar. A medida faz parte do programa Luz que Protege, segundo o diretor-presidente da CEB, Edison Garcia. O objetivo é fazer com que a iluminação pública, feita com luz LED, seja um instrumento de segurança para o cidadão, explanou Garcia, ao observar que essa iluminação, mais clara e econômica, tem mudado a rotina social nas localidades em que foi implantada, a exemplo do Cruzeiro, onde a comunidade tem usufruído de atividades noturnas. Ele acrescentou que o recurso para viabilizar a iluminação 100% LED no Park Sul foi proveniente de emenda parlamentar do deputado Delmasso.

"A iluminação ficou excelente", considerou a síndica do condomínio Living Park Sul, Lúcia Helena Caiafa. Por outro lado, ela solicitou a recuperação de quadras "abandonadas" e a demarcação de faixas de pedestre na Superquadra, entre outras demandas. Já o síndico do condomínio Elegance, Luiz Gonzaga, reclamou da falta de interlocução com o governo. Moradores que se manifestaram na audiência elogiaram a nova iluminação e reivindicaram melhorias, como a instalação de praças e pistas de caminhada, parques, iluminação em pontos de ônibus e recapeamento asfáltico, e também esclarecimentos sobre a compensação urbanística das construtoras em relação ao financiamento das obras de drenagem do Park Sul.

Técnicos e representantes do governo responderam aos questionamentos, a exemplo do assessor da presidência da Novacap, o engenheiro Paulo César Santos. Segundo ele, o recapeamento asfáltico de várias regiões do DF encontra-se em processo licitatório, sendo que a Superquadra Park Sul será um das contempladas com esse serviço. Por sua vez, a administradora do Guará, Luciane Quintana, disse que entrará em contato com o Detran a fim de viabilizar as faixas de pedestres solicitadas. Sobre o sistema de drenagem, a diretora de Urbanização da Subsecretaria de Planejamento Urbano da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF (Seduh), Cristiane Gusmão, anunciou que foi firmado um termo de compromisso, de cerca de R$ 22 milhões, para ser investido naquela região. Ela acrescentou que as obras do sistema de drenagem devem começar em breve.

"As audiências públicas são instrumentos de aproximação", declarou a secretária executiva de Políticas Públicas da Secretaria de Governo (Segov), Meire Mota, ao tratar sobre a crítica relacionada à ausência de interlocução com o governo. Ela se colocou à disposição dos moradores e reforçou a importância da participação e da proximidade com comunidade.

Nossa Quadra
Nesse sentido, Delmasso apresentou aos presentes na audiência a Lei 6.915/2021, que trata sobre a criação da política pública de participação das organizações da sociedade civil em espaços públicos, denominada Nossa Quadra. O objetivo é permitir às prefeituras comunitárias, associações de moradores e conselhos comunitários, por meio de parceiras com o governo, receber recursos para manutenção e instalação de quadras poliesportivas, parques urbanos, ciclovias, entre outros equipamentos e serviços.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARTA ABERTA AOS CORRETORES DE IMÓVEIS DO DISTRITO FEDERAL

  20/05/2025 CARTA ABERTA AOS CORRETORES DE IMÓVEIS DO DISTRITO FEDERAL   📍  Brasília nasceu da democracia. O CRECI-DF também deve ser guiado por ela. A criação de Brasília foi mais que a construção de uma capital, foi a realização de um sonho democrático.    Uma cidade planejada para representar o Brasil do futuro, moderno e participativo. Durante a ditadura, Brasília resistiu. Aqui nasceram movimentos que lutaram pela liberdade e pela autonomia do DF. Hoje, enfrentamos uma nova ameaça: a intervenção no CRECI-DF, imposta pelo COFECI, que nos retira o direito ao voto direto.   São mais de 30 mil corretores impedidos de escolher seus representantes. Um retrocesso sem prazo para acabar. O corretor é peça-chave no desenvolvimento do DF. Conectamos lares, investimentos, progresso. Nosso trabalho é essencial. E nossa representação deve ser democrática, transparente e legítima. Assim como lutamos pelo direito ao voto no passado, lutamos agora pelo nosso Conselho...

Curso de Gestão Profissional de Condomínios em Brasília

O Curso de Gestão Profissional de Condomínios busca fazer com que o participante obtenha a base de conhecimentos, para trabalhar como empreendedor, sendo síndico profissional de diversos prédios ou somente do seu próprio condomínio, gerenciando os edifícios, com conhecimento e habilidades profissionais, diante das obrigações da legislação vigente

Projeto de Lei propõe incluir aniversário da Ponte Alta Norte no Calendário Oficial de Eventos do DF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal está analisando o Projeto de Lei nº 1772/2025, de autoria do deputado distrital Eduardo Pedrosa, que propõe a inclusão do aniversário da Ponte Alta Norte, localizada na Região Administrativa do Gama, no Calendário Oficial de Eventos do DF. A data comemorativa sugerida é o dia 12 de junho, em alusão à criação das Diretrizes Urbanísticas da região Segundo o autor do projeto, o objetivo é reconhecer e valorizar a trajetória de crescimento da Ponte Alta Norte, que engloba áreas como o Setor Habitacional Ponte de Terra (SHPT), o Núcleo Rural Casa Grande e o Núcleo Rural Olhos D'água. A justificativa destaca a intensa expansão demográfica e o surgimento de diversos condomínios residenciais que contribuíram para a formação de uma comunidade ativa, com forte identidade e senso de pertencimento. "Celebrar essa data significa também promover a memória, a cultura e o desenvolvimento comunitário da região", defende o deputado Eduardo Pedrosa...