Pular para o conteúdo principal

“Aumento do teto de enquadramento do Simples e do MEI é medida urgente por causa da inflação”, diz presidente Aparecido



O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, participou do almoço promovido pela Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE). O encontro ocorreu nesta terça-feira (5) e contou com a participação de deputados, senadores e representantes de setores empresariais. A principal preocupação do grupo girou em torno de medidas necessárias para garantir maior segurança jurídica no País. Freire destacou a urgência na tramitação do projeto de lei complementar que aumenta o teto de enquadramento do Simples Nacional e do Microempreendedor Individual (MEI)

Fotos: Sinval Pereira.

Segundo Aparecido, a atualização dos valores fará justiça tributária, já que a inflação fez com que muitas empresas ultrapassassem o teto de arrecadação. "Esses limites estão desde 2016 no mesmo patamar. Isso está prejudicando as empresas, já que a maioria opta pelos regimes de MEI e de micro e pequenas empresas", avaliou o presidente. O Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/21, que trata do assunto, foi aprovado pela Comissão de Finança e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados, em 21 de junho, e aguarda para ser apreciado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Outro ponto defendido pelo presidente do Sistema Fecomércio-DF foi a desoneração da folha de pagamento para setores do comércio, assim como feito para a indústria. A medida permite trocar a contribuição de 20% do INSS sobre salários para 1% da receita bruta.

O almoço promovido pela FPE debateu o PLP 178/2021, que cria o Estatuto Nacional de Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias. A matéria tramita na Comissão de Finanças e Tributação (CFT). De acordo com o Secretário Executivo da FPE, João Henrique Hummel, o projeto é fundamental por diminuir a burocracia aos empresários na área de contabilidade ao instituir a Nota Fiscal Brasil Eletrônica (NFB-e) e a Declaração Fiscal Digital (DFD). A proposta prevê ainda a utilização de dados de documentos fiscais para a apuração de tributos, fornecimento de declarações pré-preenchidas e respectivas guias de recolhimento de tributos pelas administrações tributárias.

Outro objetivo do texto é facilitar os meios de pagamento de tributos e contribuições, inclusive, unificando os respectivos documentos de arrecadação. Por fim, PLP unifica os cadastros fiscais e seu respectivo compartilhamento em conformidade com a competência legal, pela instituição do Registro Cadastral Unificado (RCU).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARTA ABERTA AOS CORRETORES DE IMÓVEIS DO DISTRITO FEDERAL

  20/05/2025 CARTA ABERTA AOS CORRETORES DE IMÓVEIS DO DISTRITO FEDERAL   📍  Brasília nasceu da democracia. O CRECI-DF também deve ser guiado por ela. A criação de Brasília foi mais que a construção de uma capital, foi a realização de um sonho democrático.    Uma cidade planejada para representar o Brasil do futuro, moderno e participativo. Durante a ditadura, Brasília resistiu. Aqui nasceram movimentos que lutaram pela liberdade e pela autonomia do DF. Hoje, enfrentamos uma nova ameaça: a intervenção no CRECI-DF, imposta pelo COFECI, que nos retira o direito ao voto direto.   São mais de 30 mil corretores impedidos de escolher seus representantes. Um retrocesso sem prazo para acabar. O corretor é peça-chave no desenvolvimento do DF. Conectamos lares, investimentos, progresso. Nosso trabalho é essencial. E nossa representação deve ser democrática, transparente e legítima. Assim como lutamos pelo direito ao voto no passado, lutamos agora pelo nosso Conselho...

Mobilidade Inteligente em Brasília: IDE+ revoluciona o transporte com plataforma humanizada e inovadora

Em meio ao crescente debate sobre mobilidade urbana e qualidade no transporte individual, Brasília ganha um novo protagonista: o IDE+, um aplicativo de transporte que vem se destacando por oferecer uma alternativa inovadora, humanizada e centrada tanto no passageiro quanto no motorista Lançado oficialmente em meados de novembro de 2024, o IDE+ foi idealizado por Alvanis Barreto e Gil Barreto, que trouxeram à capital federal uma solução parecida com o modelo da Uber, mas com características próprias e um propósito claro: revolucionar o transporte por meio da valorização das pessoas. Tecnologia com propósito humano Diferente de outras plataformas, o IDE+ se orgulha de ter um sistema humanizado, que preza pela comunicação direta e eficiente com o cliente, além de um modelo de avaliação transparente onde os próprios passageiros são os responsáveis por definir a confiabilidade dos motoristas. "A qualificação não cai automaticamente se o motorista parar de trabalhar ou tiver baixa produ...

Prefeito Vilela participa de congresso da Facieg e reforça parceria com o setor produtivo

Evento reuniu lideranças empresariais e representantes de mais de 60 municípios para discutir parcerias e ampliar o apoio ao setor produtivo Fotos: Rodrigo Estrela  O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, participou nesta segunda-feira, 23, do Congresso da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), realizado no Auditório do Sebrae-Go. O evento contou com a presença de representantes de mais de 60 municípios goianos e teve como objetivo apresentar o balanço do último trimestre da federação e anunciar novas parcerias e convênios voltados ao fortalecimento das associações comerciais do estado. Durante sua fala, o prefeito Leandro Vilela destacou a importância da união entre o poder público e a iniciativa privada para o desenvolvimento econômico local. "Quando há vontade de fazer o melhor pela cidade, é possível e nós estamos fazendo. Mesmo com as dívidas deixadas pela gestão anterior, temos avançado com res...