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Encerramento do projeto Empreender Para a Vida



A ASSOCIAÇÃO DOS JOVENS EMPRESÁRIOS DO DISTRITO FEDERAL (AJE-DF), em parceria com o Governo do Distrito Federal por meio da SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO DISTRITO FEDERAL e alinhado com a COORDENADORIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DO TJDFT e a REDE SOLIDÁRIA ANJOS DO AMANHÃ, realizou no dia 25 de junho o encerramento da primeira edição do Projeto Empreender para a Vida, projeto realizado com crianças, jovens e adolescentes em situação de medidas protetivas. A primeira edição foi realizada no Lar de São José em Taguatinga-DF e fez algumas aulas especiais para os alunos do IFB do campus Samambaia- DF


Fotos: Betânia Campos.

O projeto objetivou ser um apoio à educação empreendedora, promover a qualidade de vida por meio da autonomia e liberdade, possibilitando a inclusão social e o aprendizado de jovens e adolescentes em situação de medidas protetivas no Distrito Federal. Além de desenvolver habilidades empreendedoras nos participantes, promover a iniciação à robótica e permitir desenvolver aprendizagens relacionadas com a criatividade, a imaginação, a orientação espacial, as noções de lateralidade, o pensamento lógico-matemático, as sequências, as narrativas, o desenvolvimento da linguagem e outras formas de expressão do pensamento.

O Empreender para a Vida teve a duração de seis meses, tendo seu lançamento oficial na cerimônia de Posse da AJE-DF para o para o biênio 2022-2023 em 25 de março de 2022. Tendo suas atividades iniciadas em 12 de março. O projeto atendeu 30 crianças, jovens e adolescentes.

No final do mês de março o Projeto levou os participaram para a da Campus Party Edição 2022. Tendo em vista que a experiencia pôde proporcionar benefícios ilimitados, os coordenadores do projeto se colocaram à disposição para atuar como facilitadores dessa experiência.

Durante todo o projeto os alunos tiveram aulas e oficinas sobre robótica, missão espacial, empreendedorismo e inovação, inteligência emocional, comportamento empreendedor, satélites, sistema solar, drones. Aprenderam como todos esses recursos estão presentes no nosso dia a dia e podem se tornar um negócio promissor em sua vida.  Nas aulas de inteligência emocional e metodologia DISC de comportamento, aprenderam a identificar seus perfis de comportamento e mecanismos para controlar a raiva por meio do autoconhecimento.

Na oficina de encerramento os professores relataram a evolução dos alunos que já conseguiram montar seus kits de satélites e sensores sozinhos, montaram carrinhos e os fizeram funcionar. Os alunos prepararam uma despedida para os professores em agradecimento pelo projeto, receberam os certificados do curso e uma lembrancinha dos instrutores do Ideia Space. Alguns alunos deram depoimentos sobre o projeto:

"Aprendi muitas coisas que não sabia antes, muitas coisas mesmo. Sou muito grata pelo que vocês fizeram aqui pela gente, pois muita gente de fora não faria o que vocês fizeram. Eu adorei de coração e muito obrigada pelo que fizeram pela gente." I. L

"O curso foi uma coisa muito legal, pois é muito legal de se mexer, fazer várias "paradas", mexer nas coisas técnicas de computador e mexer nos eletrônicos, é muito massa."  G.R

 "Achei muito bom, gostei muito de ficar aqui com vocês. Aprendi sobre satélite e estou construindo um carrinho." K.C

"Gostei bastante do Empreender para a Vida, porque ensinou bastante coisa para a gente sobre robótica, sobre o espaço e quem gosta assunto dá para seguir adiante, foi muito inspirador." D.A

"O curso ensinou muitas coisas que nós não sabíamos. Falou sobre foguetes, eletrônica, circuitos."  R.P

"Apesar que não participei muito do curso no começo, eu gostei muito, gostei de todos os professores, as aulas foram ótimas. Espero que vocês não deixem a gente e faça mais aulas, pois as aulas são muito top." A.S

"Obrigado por vocês terem tirado um tempo do final de semana de vocês, ao invés de estar na casa de vocês curtindo, vieram ensinar a gente. Gostei muito de ter conhecido vocês. O que aprendi vou levar para a vida." M.B *

A identidade dos alunos foi preservada por se tratar de jovens e adolescentes sob medida protetiva. *


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