Pular para o conteúdo principal

Com apoio do Governo de Goiás, livro de goiana é selecionado para o maior prêmio de gastronomia do mundo

"Telma da Babilônia: Receitas com Memória" recebeu indicações ao Gourmand Awards, de Paris, nas categorias mulher-chefe e comida da fazenda à mesa



As receitas de empadão, pamonha, macarrão de folia, requeijão goiano, mané pelado, peta e muitas outras delícias goianas estão reunidas em "Telma da Babilônia: Receitas com Memória", livro selecionado para o Gourmand Awards, considerado o maior prêmio de gastronomia do mundo. O trabalho foi realizado com recursos do Programa Goyazes, ferramenta de fomento do Governo de Goiás, gerenciado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

O livro é resultado de décadas de dedicação e pesquisa de Telma Lopes Machado sobre a culinária do Estado e foi indicado nas categorias mulher-chefe e comida da fazenda à mesa. As fotos são de Ana Lima e captam a beleza natural das paisagens, dos doces, das quitandas e dos pratos goianos. A apresentação é assinada por Letícia Massula, cozinheira e pesquisadora da culinária brasileira. O posfácio, da estudiosa da história da alimentação Sônia Magalhães, da Universidade Federal de Goiás (UFG), discorre sobre as origens da culinária goiana.

No Gourmand Awards, o livro figura entre 930 concorrentes de 175 países. A cerimônia de premiação acontece no final de novembro de 2025, em Paris, e os vencedores podem receber o título de Best in the World, um reconhecimento que frequentemente impulsiona carreiras e gera repercussão internacional.

Em Pirenópolis, Telma comanda o Café Sertanejo da Fazenda Babilônia, propriedade de mais de 225 anos onde a chef nasceu e aprendeu a cozinhar. Hoje com 75 anos, ela conta que cresceu cercada pela ideia de que toda mulher precisava cumprir a obrigação de casar, ter filhos e cuidar da família, o que incluía saber cozinhar. "Eu sempre morei na fazenda, e aprendi a cozinhar vendo a minha mãe preparando o porco, matando o frango, então eu estou ligada à gastronomia desde criança", rememora a chef.

Essas lembranças estão presentes no livro, que vai além da simples descrição de ingredientes e modos de preparo. A obra é também um registro da vida de Telma. Em meio às receitas, a autora inclui também histórias culturais, informações sobre a origem dos pratos, e dicas preciosas, como o ponto ideal do milho para cada preparo.


Livro foi realizado com recursos do Projeto Goyazes, ferramenta de fomento do Governo de Goiás - Fotos: Pedro Santos.
  

"Têm muitas receitas interessantes nesse livro, por exemplo, a matula de galinha, que mostra um pouco da vida dos bandeirantes, dos tropeiros, porque a matula é a comida que se levava nas viagens. E eu consegui a receita com uma senhorinha bem idosa, foi um resgate mesmo. Tem também a carne de lata, além de receitas de origem indígena, na folha da bananeira", exemplifica Telma.

Conforme ela explica, o livro é a materialização de um trabalho de resgate da gastronomia raiz, o qual já era realizado em seu café na Fazenda Babilônia. "Telma da Babilônia: Receitas com Memória" possibilita que esses conhecimentos não se percam, e que mais pessoas tenham acesso a eles. Simultaneamente, a indicação ao Gourmand Awards representa uma oportunidade de apresentar ao mundo toda a riqueza da cozinha cerratense. O projeto é, portanto, um exemplo valioso de preservação e difusão da cultura e tradição goianas.

Gourmand Awards
Criado em 1995, o prêmio é chamado de "Oscar" gastronômico e reconhece conteúdos sobre comida e bebida por todo o mundo. O conteúdo vai desde impressos a digitais, pagos ou gratuitos, com editoras ou independentes, públicos ou privados, grandes ou pequenos. A ideia da iniciativa é promover o reconhecimento para esses projetos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARTA ABERTA AOS CORRETORES DE IMÓVEIS DO DISTRITO FEDERAL

  20/05/2025 CARTA ABERTA AOS CORRETORES DE IMÓVEIS DO DISTRITO FEDERAL   📍  Brasília nasceu da democracia. O CRECI-DF também deve ser guiado por ela. A criação de Brasília foi mais que a construção de uma capital, foi a realização de um sonho democrático.    Uma cidade planejada para representar o Brasil do futuro, moderno e participativo. Durante a ditadura, Brasília resistiu. Aqui nasceram movimentos que lutaram pela liberdade e pela autonomia do DF. Hoje, enfrentamos uma nova ameaça: a intervenção no CRECI-DF, imposta pelo COFECI, que nos retira o direito ao voto direto.   São mais de 30 mil corretores impedidos de escolher seus representantes. Um retrocesso sem prazo para acabar. O corretor é peça-chave no desenvolvimento do DF. Conectamos lares, investimentos, progresso. Nosso trabalho é essencial. E nossa representação deve ser democrática, transparente e legítima. Assim como lutamos pelo direito ao voto no passado, lutamos agora pelo nosso Conselho...

Prefeito Vilela participa de congresso da Facieg e reforça parceria com o setor produtivo

Evento reuniu lideranças empresariais e representantes de mais de 60 municípios para discutir parcerias e ampliar o apoio ao setor produtivo Fotos: Rodrigo Estrela  O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, participou nesta segunda-feira, 23, do Congresso da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), realizado no Auditório do Sebrae-Go. O evento contou com a presença de representantes de mais de 60 municípios goianos e teve como objetivo apresentar o balanço do último trimestre da federação e anunciar novas parcerias e convênios voltados ao fortalecimento das associações comerciais do estado. Durante sua fala, o prefeito Leandro Vilela destacou a importância da união entre o poder público e a iniciativa privada para o desenvolvimento econômico local. "Quando há vontade de fazer o melhor pela cidade, é possível e nós estamos fazendo. Mesmo com as dívidas deixadas pela gestão anterior, temos avançado com res...

Projeto de Lei propõe incluir aniversário da Ponte Alta Norte no Calendário Oficial de Eventos do DF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal está analisando o Projeto de Lei nº 1772/2025, de autoria do deputado distrital Eduardo Pedrosa, que propõe a inclusão do aniversário da Ponte Alta Norte, localizada na Região Administrativa do Gama, no Calendário Oficial de Eventos do DF. A data comemorativa sugerida é o dia 12 de junho, em alusão à criação das Diretrizes Urbanísticas da região Segundo o autor do projeto, o objetivo é reconhecer e valorizar a trajetória de crescimento da Ponte Alta Norte, que engloba áreas como o Setor Habitacional Ponte de Terra (SHPT), o Núcleo Rural Casa Grande e o Núcleo Rural Olhos D'água. A justificativa destaca a intensa expansão demográfica e o surgimento de diversos condomínios residenciais que contribuíram para a formação de uma comunidade ativa, com forte identidade e senso de pertencimento. "Celebrar essa data significa também promover a memória, a cultura e o desenvolvimento comunitário da região", defende o deputado Eduardo Pedrosa...