Pular para o conteúdo principal

Conheça a diferença entre condomínio e loteamento fechado

Enquanto um é restrito e possui uma infraestrutura, o outro tem acesso livre

Apesar de serem muito semelhantes, o loteamento fechado e o condomínio possuem muitas diferenças e não são a mesma coisa. Por isso, é necessário prestar atenção no ato da compra em qualquer uma das duas modalidades.

O condomínio é um espaço privativo e urbanizado, com o objetivo de oferecer mais segurança, comodidade e conforto para os moradores. “Os condomínios se tornaram minibairros, com uma infraestrutura própria”, explica o gerente comercial da Brasil Brokers, Davi Saramago.

Já o loteamento fechado é formado por uma associação de moradores que instalam uma guarita no local, com o intuito de oferecer mais segurança para os moradores. Essa associação pode conseguir uma autorização da prefeitura para fechar o loteamento, porém, o espaço continua sendo de domínio público e deve ser aberto para qualquer pessoa.

O sócio da Re.Mar Imóveis, Marcelo Branco, esclarece que o loteamento fechado é marcado muitas vezes pelo uso de cancelas. O acesso é livre, porém, a presença de um vigia pode inibir outros frequentadores.

Seja em condomínios ou loteamentos, o certo é que a família brasileira segue na busca pela melhor opção de moradia, dentro da realidade financeira familiar.

Muita gente confunde loteamento fechado com condomínio, ou usa as expressões como sinônimos, mas são bem distintos. No loteamento, seja aberto ou fechado, áreas comuns são públicas e empresas comercializam apenas o terreno, enquanto a construção fica a cargo do proprietário.Nos condomínios – horizontais ou verticais – toda a sua área é privada.

Regido pela lei 6.766/79, que dispõe sobre parcelamento do solo urbano, o loteamento deve ter livre acesso em pelo menos 35% de sua área. No caso de loteamento fechado, prefeituras emitem licença especial, para haver controle dc acesso. Em contrapartida, a associação de moradores assume compromissos que seriam do poder público.

“Não é raro o loteador suprir a falta de investimento das concessionárias de serviços públicos de saneamento, no abastecimento de água e tratamento de esgoto”, diz Caio Portugal, presidente da Aelo e vice-presidente do Secovi-SP.

Os condomínios são ordena-dos pela lei 4.591/64. Neles, cada proprietário é dono, alem do seu lote (no caso de condomínios horizontais) ou do seu apartamento (verticais), uma “fração ideal” das áreas comuns do terreno, que é proporcional à metragem da sua propriedade em relação ao todo.

Outra característica dos condomínios é que o empreendedor constrói a moradia e comercializa o produto incorporado por um preço maior.

Para exemplificar, o Alphaville é um loteamento com controle de acesso. São comercializados apenas os terrenos: cada um constrói sua residência e áreas comuns são públicas.

As vilas de casas idênticas são condomínios. Todo o terreno é privado, inclusive as áreas comuns.


Fonte: ADEMI.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Documentário sobre os 65 anos de Taguatinga-DF

   Documentário sobre os 65 anos de Taguatinga-DF A região Administrativa de Taguatinga completou 65 anos em junho de 2023.  Em conexão com a data, convido a assistirem o fantástico documentário  p roduzido pelo experiente corretor de imóveis e exímio fotógrafo Getúlio Romão. Dividido em nove episódios de cerca de 15 minutos, acompanham links com álbuns com centenas de belas fotos que podem ser baixadas gratuitamente.   No alto dos seus 78 anos de idade, seu entusiasmo e motivação me inspiram em muitos sentidos.  Como por exemplo, na sua preocupação em sempre se manter atualizado com novas tecnologias, como relógios(smartwatches), celulares e mesmo drones. Percebam que além de idealizador do projeto, as fotos e videos (incluindo aéreos) foram em sua integridade produzidos por ele. Verdadeiro presente e legado para minha cidade natal, que conta hoje com mais de 222 mil habitantes.  Disponível no canal oficial no youtube:    https://www.youtube.com/@GETULIOROMAO Getúlio Romão compartilha

Elevador de Shabat no condomínio

Elevador de Shabat no condomínio* Técnicas construtivas e tecnologias embarcadas nos imóveis evoluem tão rápido que requerem constantes atualizações dos profissionais que operam no segmento imobiliário: arquitetos, engenheiros, trabalhadores de construção civil, equipe de manutenção predial e também corretores de imóveis. O jargão específico do segmento imobiliário varia de estado para estado, e tem diversos “glossários/dicionários” disponíveis em fácil consulta pela internet.    Aqui no Distrito Federal, teríamos algumas específicas como casa em Ponta de Picolé (imóvel localizado na beira do Lago Paranoá) ou as transações de “corda de caranguejo” e “farofada”, ambas indicando muitos intermediários envolvidos entre o comprador e o vendedor. Recentemente em anúncio de apartamento de alto padrão na cidade de São Paulo, vimos referência ao andamento do processo de instalação de Elevador de Shabat. Desconhecíamos o conceito.  Um elevador de Shabat funciona em um modo especial, operando aut

Avanços na investigação e encaminhamento dos presos em ato terrorista

Encontro no Palácio do Buriti nesta sexta-feira (13) reuniu membros do GDF e da justiça local para tratar do atendimento aos detidos por vandalismo na Esplanada dos Ministérios Participaram da reunião membros do GDF que compõem o Gabinete da Preservação e Mobilização Institucional, do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios, do Ministério Público do DF e Territórios, da Câmara dos Deputados, da Ordem e do Conselho dos Advogados do Brasil e da Defensoria Pública do DF | Foto: Renato Alves/Agência Brasília O Governo do Distrito Federal reuniu órgãos e entidades de justiça nesta sexta-feira (13) para discutir o avanço das medidas tomadas após os atos de terrorismo do último domingo (8), na Esplanada dos Ministérios. Entre as ações, foram tratadas a celeridade na apuração dos fatos, o bom andamento das audiências de custódia, o atendimento de saúde adequado aos presos e o desejo de transferi-los aos estados de origem. A reunião foi convocada no âmbito do Gabinete da Preservação e Mobil