Pular para o conteúdo principal

ARTIGO: A principal mudança à luz do novo código de processo civil em relação ao ramo condominial

Deborah Brito

O tão aguardado novo Código de Processo Civil (Lei 13.105 de março de 2015) e entrou em vigor em 18 de março de 2016 com muitas inovações, inclusive no setor condominial

Foto: Divulgação.

De acordo com o antigo Código de Processo Civil de 1973, a cobrança da cota condominial era realizada via ação de cobrança, passando por todo o processo de conhecimento, gerando diversos recursos de ambas as partes, até que fosse sentenciado e determinado o cumprimento de sentença, caso não fosse realizado o pagamento pelo devedor condômino.

Apesar de processado pelo procedimento sumário, mais célere, a cobrança judicial era morosa e desgastante, a qual gerava inúmeros danos financeiros aos condomínios, haja vista que o processo de conhecimento poderia perdurar por anos. 

Atualmente, a facilidade veio à tona, de forma que as contribuições condominiais que estiverem atrasadas poderão ser cobradas diretamente em processo de execução, conforme disposto no Artigo 784, inciso X:

“X - O crédito referente às contribuições ordinárias ou extraordinárias de condomínio edilício, prevista na respectiva convenção, ou aprovadas em assembleia geral, desde que documentalmente comprovadas”

No processo de execução de título extrajudicial, o devedor é citado já para efetuar no do prazo de três dias, o pagamento da dívida, sob pena de constrição patrimonial, regra ainda prevista no NCPC. 

Portanto, diante desse avanço, espera-se que ocorra a redução da inadimplência das contribuições condominiais, o que afastará o condomínio do moroso processo de conhecimento para que receba seu crédito perante o judiciário.


*Deborah Brito, inscrita na OAB, Secção Brasília/DF sob o Nº 28.192. Vice-Presidente da Associação dos Condomínios Comerciais e Residenciais do Distrito Federal - ASSOSÍNDICOS-DF e Sócia na sociedade “Deborah Brito & Advogados Associados”, situada no Sia Trecho 02, Lote 1545, Sala 101, Brasília/DF, CEP 71.200-020, Ed. Pinheiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Documentário sobre os 65 anos de Taguatinga-DF

   Documentário sobre os 65 anos de Taguatinga-DF A região Administrativa de Taguatinga completou 65 anos em junho de 2023.  Em conexão com a data, convido a assistirem o fantástico documentário  p roduzido pelo experiente corretor de imóveis e exímio fotógrafo Getúlio Romão. Dividido em nove episódios de cerca de 15 minutos, acompanham links com álbuns com centenas de belas fotos que podem ser baixadas gratuitamente.   No alto dos seus 78 anos de idade, seu entusiasmo e motivação me inspiram em muitos sentidos.  Como por exemplo, na sua preocupação em sempre se manter atualizado com novas tecnologias, como relógios(smartwatches), celulares e mesmo drones. Percebam que além de idealizador do projeto, as fotos e videos (incluindo aéreos) foram em sua integridade produzidos por ele. Verdadeiro presente e legado para minha cidade natal, que conta hoje com mais de 222 mil habitantes.  Disponível no canal oficial no youtube:    https://www.youtube.com/@GETULIOROMAO Getúlio Romão compartilha

Elevador de Shabat no condomínio

Elevador de Shabat no condomínio* Técnicas construtivas e tecnologias embarcadas nos imóveis evoluem tão rápido que requerem constantes atualizações dos profissionais que operam no segmento imobiliário: arquitetos, engenheiros, trabalhadores de construção civil, equipe de manutenção predial e também corretores de imóveis. O jargão específico do segmento imobiliário varia de estado para estado, e tem diversos “glossários/dicionários” disponíveis em fácil consulta pela internet.    Aqui no Distrito Federal, teríamos algumas específicas como casa em Ponta de Picolé (imóvel localizado na beira do Lago Paranoá) ou as transações de “corda de caranguejo” e “farofada”, ambas indicando muitos intermediários envolvidos entre o comprador e o vendedor. Recentemente em anúncio de apartamento de alto padrão na cidade de São Paulo, vimos referência ao andamento do processo de instalação de Elevador de Shabat. Desconhecíamos o conceito.  Um elevador de Shabat funciona em um modo especial, operando aut

Avanços na investigação e encaminhamento dos presos em ato terrorista

Encontro no Palácio do Buriti nesta sexta-feira (13) reuniu membros do GDF e da justiça local para tratar do atendimento aos detidos por vandalismo na Esplanada dos Ministérios Participaram da reunião membros do GDF que compõem o Gabinete da Preservação e Mobilização Institucional, do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios, do Ministério Público do DF e Territórios, da Câmara dos Deputados, da Ordem e do Conselho dos Advogados do Brasil e da Defensoria Pública do DF | Foto: Renato Alves/Agência Brasília O Governo do Distrito Federal reuniu órgãos e entidades de justiça nesta sexta-feira (13) para discutir o avanço das medidas tomadas após os atos de terrorismo do último domingo (8), na Esplanada dos Ministérios. Entre as ações, foram tratadas a celeridade na apuração dos fatos, o bom andamento das audiências de custódia, o atendimento de saúde adequado aos presos e o desejo de transferi-los aos estados de origem. A reunião foi convocada no âmbito do Gabinete da Preservação e Mobil