Pular para o conteúdo principal

Profissionalização na administração condominial vira tendência

Segundo especialistas, a média de redução de inadimplência após a profissionalização da gestão é de 95%


A administração de condomínios do Brasil começou a se profissionalizar há cerca de 30 anos, mas na última década, devido o crescimento do número e tamanho dos condomínios e da inserção de diversos novos serviços, principalmente nos macrocondomínios, as empresas especializadas se tornaram um braço direito necessário aos síndicos e a figura do síndico profissional começou a surgir. 

O gerenciamento exclusivamente pelo síndico-morador é uma realidade que tende a entrar em extinção, principalmente nos condomínios maiores, com centenas de apartamentos, onde situações que já eram complicadas, como a cobrança de taxas de manutenção de condomínio e planejamento orçamentário, ficam superdimensionadas. Até mesmo as assembleias entre moradores exigem uma logística difícil de ser viabilizada, sendo necessária até mesmo uma administração setorizada, exigindo a presença de subsíndicos, subordinados a um síndico geral, que é quem tem o contato direto com a administradora.

“A autogestão praticamente não existe em alguns estados do centro-oeste, como no Distrito Federal e Goiás, mas o condomínio é uma empresa, a diferença é que não tem fins lucrativos”, diz Paulo Roberto Melo, presidente da ABRASSP – Associação brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais . A redução das inadimplências é outra preocupação a menos na cabeça do síndico. A média de redução de inadimplência após a profissionalização da gestão é de 95%. Só no Distrito Federal, onde a profissionalização da gestão condominial está mais acelerada, as ações por falta de pagamento de condomínios estão em queda desde 2011. Os números divulgados pela ASSOSÍNDICOS-DF com o balanço do ano passado apontam que essa redução foi de 4% em relação a 2014. 

“A administradora tira a pessoalidade desse processo, dando um aspecto mais profissional, que contribui para inibir as inadimplências”, afirma o presidente. Além dos grandes empreendimentos, que por sua natureza de diversos serviços atrelados ao dia a dia condominial exigem uma administração profissional, até mesmos os condomínios de pequeno porte necessitam do suporte técnico das administradoras. Para gerenciar contratos e funcionários, os síndicos precisam dominar conhecimentos sobre direito trabalhista, administrativo, civil, tributário, entre outros.

Com o apoio das empresas de administração condominial, os síndicos passam a trabalhar de forma mais segura e a ter um papel diferente, saindo da esfera administrativa direta (como pagamento de salários, planejamento financeiro, contabilidade, entre outros). “Quando o síndico cumpre com todas as obrigações da legislação, assessorado pela administradora ou consultoria jurídica, ele terá a possibilidade de direcionar o seu foco para a solução de problemas dentro do condomínio. Pois a parte fiscal e tributária ficará a cargo desta empresa”, comenta Paulo Roberto Melo.


Além de estar em dias com a lei, uma das grandes vantagens para os condôminos quando optam por uma administração profissional é a redução de algumas taxas serviços. Como as administradoras fazem compras em grandes quantidades ou realizam alguns serviços com frequência, eles conseguem baixar os preços. “Como trabalhamos sempre em contato com esses fornecedores de condomínios, temos um poder de barganha maior para negociar os valores e as condições de pagamento”, declarou o executivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Documentário sobre os 65 anos de Taguatinga-DF

   Documentário sobre os 65 anos de Taguatinga-DF A região Administrativa de Taguatinga completou 65 anos em junho de 2023.  Em conexão com a data, convido a assistirem o fantástico documentário  p roduzido pelo experiente corretor de imóveis e exímio fotógrafo Getúlio Romão. Dividido em nove episódios de cerca de 15 minutos, acompanham links com álbuns com centenas de belas fotos que podem ser baixadas gratuitamente.   No alto dos seus 78 anos de idade, seu entusiasmo e motivação me inspiram em muitos sentidos.  Como por exemplo, na sua preocupação em sempre se manter atualizado com novas tecnologias, como relógios(smartwatches), celulares e mesmo drones. Percebam que além de idealizador do projeto, as fotos e videos (incluindo aéreos) foram em sua integridade produzidos por ele. Verdadeiro presente e legado para minha cidade natal, que conta hoje com mais de 222 mil habitantes.  Disponível no canal oficial no youtube:    https://www.youtube.com/@GETULIOROMAO Getúlio Romão compartilha

Elevador de Shabat no condomínio

Elevador de Shabat no condomínio* Técnicas construtivas e tecnologias embarcadas nos imóveis evoluem tão rápido que requerem constantes atualizações dos profissionais que operam no segmento imobiliário: arquitetos, engenheiros, trabalhadores de construção civil, equipe de manutenção predial e também corretores de imóveis. O jargão específico do segmento imobiliário varia de estado para estado, e tem diversos “glossários/dicionários” disponíveis em fácil consulta pela internet.    Aqui no Distrito Federal, teríamos algumas específicas como casa em Ponta de Picolé (imóvel localizado na beira do Lago Paranoá) ou as transações de “corda de caranguejo” e “farofada”, ambas indicando muitos intermediários envolvidos entre o comprador e o vendedor. Recentemente em anúncio de apartamento de alto padrão na cidade de São Paulo, vimos referência ao andamento do processo de instalação de Elevador de Shabat. Desconhecíamos o conceito.  Um elevador de Shabat funciona em um modo especial, operando aut

Avanços na investigação e encaminhamento dos presos em ato terrorista

Encontro no Palácio do Buriti nesta sexta-feira (13) reuniu membros do GDF e da justiça local para tratar do atendimento aos detidos por vandalismo na Esplanada dos Ministérios Participaram da reunião membros do GDF que compõem o Gabinete da Preservação e Mobilização Institucional, do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios, do Ministério Público do DF e Territórios, da Câmara dos Deputados, da Ordem e do Conselho dos Advogados do Brasil e da Defensoria Pública do DF | Foto: Renato Alves/Agência Brasília O Governo do Distrito Federal reuniu órgãos e entidades de justiça nesta sexta-feira (13) para discutir o avanço das medidas tomadas após os atos de terrorismo do último domingo (8), na Esplanada dos Ministérios. Entre as ações, foram tratadas a celeridade na apuração dos fatos, o bom andamento das audiências de custódia, o atendimento de saúde adequado aos presos e o desejo de transferi-los aos estados de origem. A reunião foi convocada no âmbito do Gabinete da Preservação e Mobil