Pular para o conteúdo principal

Câmara Municpal de Valparaíso de Goiás realiza Sessão especial em Homenagem aos Quadrileiros Juninos



Em comemoração ao Dia do Quadrilheiro Junino, a Câmara de Valparaíso de Goiás realizou uma homenagem especial aos Quadrilheiros Juninos do município e região



A sessão realizada nesta quinta-feira, 15 de julho, solicitada e presidida pelo vereador Alceu Gomes, prestigiou os verdadeiros artesãos da cultura popular, as pessoas que representam e fomentam essa que é uma das mais belas e genuínas manifestações culturais do nordeste brasileiro, estimulando e introduzindo também as manifestações culturais na memória municipal.

Participaram do evento o senador Izalci Lucas (online), o prefeito Pábio Mossoró, o vereador Jorge Recife, a secretária de Educação Rudilene Nobre, o secretário de Cultura e Esporte Ricardo Viana, quadrilheiros e quadrilheiras.

Representando o movimento cultural, receberam certificados de Honra ao Mérito, título de virtude dado a pessoas ou organizações que atingiram o reconhecimento público das suas atividades,  as quadrilhas juninas Rasga o Fole (Valparaíso de Goiás); Os Banguelas (Valparaíso de Goiás); Se Bobiá a gente pimba (Samambaia); Elite do Cerrado (Valparaíso de Goiás); Sanfona Lascada; Trupica mais não cai (Valparaíso de Goiás); Quadrilha Pau Melado (Samambaia); Coisas da Roça (São Sebastião); Formiga da Roça; União Junina Brasiliense; Confederação das Quadrilhas Juninas de Brasília e Entorno; Liga Independente de Quadrilhas Juninas.

"Quando o Poder Público consegue nos enxergar é sinal que a gente pode continuar a trabalhar e esse trabalhar é cultural, mas, quem conhece o movimento junino, sabe que vai muito além do fazer cultura, é social, a exemplo do que o Tio Pedro fez aqui, e é isso que o movimento junino faz, transforma vidas e oferta oportunidades", destacou Claudeci Martins, presidente e marcador da Si Bobiá a gente Pimba.



Pedro Lacerda, mais conhecido como Tio Pedro, precursor do movimento junino em Valparaíso, falecido em 07 de março vítima da Covid-19, também foi homenageado com moção de pesar, certificado entregue à família.

Em sua fala, o prefeito Pábio Mossoró, reconhecendo a importância dos trabalhos realizados pelo senhor Pedro Lacerda à frente do Instituto Os Banguelas, ressaltou que o Executivo terá, igualmente, a oportunidade de homenageá-lo.  "Nós vamos ter a oportunidade de entregar algum instrumento público que vai levar o nome do Tio Pedro" e completou, "nós temos que ter dentro de nós esse pertencimento de reconhecer e valorizar os talentos da nossa cidade e isso que estamos fazendo aqui esta noite", finalizou.

O senador Izalci Lucas participou do evento por vídeo conferência e deixou sua mensagem aos quadrilheiros. "Quero parabenizar todos os Quadrilheiros Juninos que, com muita dificuldade conseguem manter esse movimento tão especial para nossa cultura. Salve os quadrilheiros juninos", pontuou o senador.

Texto: Juliana Gentila e Fotos: Cleben Lopes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Documentário sobre os 65 anos de Taguatinga-DF

   Documentário sobre os 65 anos de Taguatinga-DF A região Administrativa de Taguatinga completou 65 anos em junho de 2023.  Em conexão com a data, convido a assistirem o fantástico documentário  p roduzido pelo experiente corretor de imóveis e exímio fotógrafo Getúlio Romão. Dividido em nove episódios de cerca de 15 minutos, acompanham links com álbuns com centenas de belas fotos que podem ser baixadas gratuitamente.   No alto dos seus 78 anos de idade, seu entusiasmo e motivação me inspiram em muitos sentidos.  Como por exemplo, na sua preocupação em sempre se manter atualizado com novas tecnologias, como relógios(smartwatches), celulares e mesmo drones. Percebam que além de idealizador do projeto, as fotos e videos (incluindo aéreos) foram em sua integridade produzidos por ele. Verdadeiro presente e legado para minha cidade natal, que conta hoje com mais de 222 mil habitantes.  Disponível no canal oficial no youtube:    https://www.youtube.com/@GETULIOROMAO Getúlio Romão compartilha

Elevador de Shabat no condomínio

Elevador de Shabat no condomínio* Técnicas construtivas e tecnologias embarcadas nos imóveis evoluem tão rápido que requerem constantes atualizações dos profissionais que operam no segmento imobiliário: arquitetos, engenheiros, trabalhadores de construção civil, equipe de manutenção predial e também corretores de imóveis. O jargão específico do segmento imobiliário varia de estado para estado, e tem diversos “glossários/dicionários” disponíveis em fácil consulta pela internet.    Aqui no Distrito Federal, teríamos algumas específicas como casa em Ponta de Picolé (imóvel localizado na beira do Lago Paranoá) ou as transações de “corda de caranguejo” e “farofada”, ambas indicando muitos intermediários envolvidos entre o comprador e o vendedor. Recentemente em anúncio de apartamento de alto padrão na cidade de São Paulo, vimos referência ao andamento do processo de instalação de Elevador de Shabat. Desconhecíamos o conceito.  Um elevador de Shabat funciona em um modo especial, operando aut

Avanços na investigação e encaminhamento dos presos em ato terrorista

Encontro no Palácio do Buriti nesta sexta-feira (13) reuniu membros do GDF e da justiça local para tratar do atendimento aos detidos por vandalismo na Esplanada dos Ministérios Participaram da reunião membros do GDF que compõem o Gabinete da Preservação e Mobilização Institucional, do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios, do Ministério Público do DF e Territórios, da Câmara dos Deputados, da Ordem e do Conselho dos Advogados do Brasil e da Defensoria Pública do DF | Foto: Renato Alves/Agência Brasília O Governo do Distrito Federal reuniu órgãos e entidades de justiça nesta sexta-feira (13) para discutir o avanço das medidas tomadas após os atos de terrorismo do último domingo (8), na Esplanada dos Ministérios. Entre as ações, foram tratadas a celeridade na apuração dos fatos, o bom andamento das audiências de custódia, o atendimento de saúde adequado aos presos e o desejo de transferi-los aos estados de origem. A reunião foi convocada no âmbito do Gabinete da Preservação e Mobil