Pular para o conteúdo principal

Meio Ambiente: cuidar do planeta é dever de todos nós


Todos os anos, no dia 5 de junho é comemorado o Dia do Meio Ambiente. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, a data tem como objetivo conscientizar a população sobre os problemas ambientais. E você, o que faz para cuidar do planeta?

Pequenos hábitos podem contribuir para a sua preservação. Para isso, comece mudando dentro de casa, com atitudes diárias. Separamos 5 delas para você aplicar hoje mesmo!

ÁGUA
Na maioria das vezes não temos consciência de quanto estamos utilizando água diariamente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), seu uso consciente, para atender às necessidades de consumo e higiene diária, é de 110 litros por pessoa. No Brasil esse número pode chegar a mais de 150 litros/dia. Portanto, é preciso atenção!

Faça hoje: diminua o tempo no banho; evite duchas, pois elas possuem maior vazão de água; mantenha a torneira fechada ao lavar as mãos, escovar os dentes ou ensaboar a louça; conserte eventuais vazamentos na sua casa.

LIXO
Cada um é responsável pelo próprio lixo e é preciso muito mais cuidado e informação do que apenas não jogá-lo na rua. O ato de separar o lixo orgânico do reciclável e destiná-los corretamente à coleta é fundamental para reduzir o impacto que os resíduos têm no meio ambiente e, consequentemente, contribuir para o processo de reutilização dos materiais.

Faça hoje: separe produtos orgânicos e recicláveis em lixeiras diferentes. Acesse nosso conteúdo especial sobre os cuidados com o lixo nos condomínios para saber mais!

ENERGIA
O gasto com energia não é um problema só para o bolso do morador, mas também para o meio ambiente. Economizar ajudará a prolongar a vida de recursos não-renováveis, como a água. Afinal, grande parte da energia elétrica vem das usinas hidrelétricas.

Faça hoje: troque as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes pelas de LED, que são ecológicas e consomem menos energia; apague as luzes sempre que sair de um cômodo, tire os eletrônicos da tomada quando não estiverem sendo usados.

PLÁSTICO
Já reparou na quantidade de embalagens de plástico que vêm com os produtos e são descartadas diariamente? De acordo com o Atlas do Plástico da Fundação Heinrich Böll, são mais de 11 milhões de toneladas de plástico no Brasil, colocando o país como quarto maior produtor de lixo plástico no mundo.

E acredite, segundo dados da World Wide Fund for Nature (WWF), apenas 1,28% do plástico é reciclado. Diante deste cenário, repense o consumo de embalagens e como é possível reaproveitá-las. Pequenas atitudes fazem a diferença!

Faça hoje: ao ir no mercado, leve a sua ecobag; no trabalho, leve o seu copo para evitar usar os copos descartáveis; troque os canudos de plástico pelos de metal.

CONSUMO
A dica é simples: compre apenas aquilo que realmente precisa! Além de ter um impacto financeiro, o consumo desenfreado traz sérias consequências para o meio ambiente, afinal, o planeta não consegue regenerar os recursos naturais com a mesma velocidade das nossas demandas.

Ou seja, sempre pense antes de comprar algo. E isso vale para diversos setores da nossa vida.

Faça hoje: se for ao mercado, veja o que pode ser reaproveitado e o que de fato precisa ser comprado; não compre roupas e calçados por impulso, pois as produções deste setor requerem o uso de muita água e de produtos químicos, emitindo quantidades significativas de gases de efeito estufa.

Cuidando do nosso lar
Viu só como dá para aplicar essas atitudes no dia a dia? Não se esqueça de incentivar o pessoal de casa, os amigos e familiares a fazerem o mesmo. Quanto mais pessoas adotarem essas atitudes, maiores serão as chances de preservarmos o nosso planeta, que é único e insubstituível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Documentário sobre os 65 anos de Taguatinga-DF

   Documentário sobre os 65 anos de Taguatinga-DF A região Administrativa de Taguatinga completou 65 anos em junho de 2023.  Em conexão com a data, convido a assistirem o fantástico documentário  p roduzido pelo experiente corretor de imóveis e exímio fotógrafo Getúlio Romão. Dividido em nove episódios de cerca de 15 minutos, acompanham links com álbuns com centenas de belas fotos que podem ser baixadas gratuitamente.   No alto dos seus 78 anos de idade, seu entusiasmo e motivação me inspiram em muitos sentidos.  Como por exemplo, na sua preocupação em sempre se manter atualizado com novas tecnologias, como relógios(smartwatches), celulares e mesmo drones. Percebam que além de idealizador do projeto, as fotos e videos (incluindo aéreos) foram em sua integridade produzidos por ele. Verdadeiro presente e legado para minha cidade natal, que conta hoje com mais de 222 mil habitantes.  Disponível no canal oficial no youtube:    https://www.youtube.com/@GETULIOROMAO Getúlio Romão compartilha

Elevador de Shabat no condomínio

Elevador de Shabat no condomínio* Técnicas construtivas e tecnologias embarcadas nos imóveis evoluem tão rápido que requerem constantes atualizações dos profissionais que operam no segmento imobiliário: arquitetos, engenheiros, trabalhadores de construção civil, equipe de manutenção predial e também corretores de imóveis. O jargão específico do segmento imobiliário varia de estado para estado, e tem diversos “glossários/dicionários” disponíveis em fácil consulta pela internet.    Aqui no Distrito Federal, teríamos algumas específicas como casa em Ponta de Picolé (imóvel localizado na beira do Lago Paranoá) ou as transações de “corda de caranguejo” e “farofada”, ambas indicando muitos intermediários envolvidos entre o comprador e o vendedor. Recentemente em anúncio de apartamento de alto padrão na cidade de São Paulo, vimos referência ao andamento do processo de instalação de Elevador de Shabat. Desconhecíamos o conceito.  Um elevador de Shabat funciona em um modo especial, operando aut

Avanços na investigação e encaminhamento dos presos em ato terrorista

Encontro no Palácio do Buriti nesta sexta-feira (13) reuniu membros do GDF e da justiça local para tratar do atendimento aos detidos por vandalismo na Esplanada dos Ministérios Participaram da reunião membros do GDF que compõem o Gabinete da Preservação e Mobilização Institucional, do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios, do Ministério Público do DF e Territórios, da Câmara dos Deputados, da Ordem e do Conselho dos Advogados do Brasil e da Defensoria Pública do DF | Foto: Renato Alves/Agência Brasília O Governo do Distrito Federal reuniu órgãos e entidades de justiça nesta sexta-feira (13) para discutir o avanço das medidas tomadas após os atos de terrorismo do último domingo (8), na Esplanada dos Ministérios. Entre as ações, foram tratadas a celeridade na apuração dos fatos, o bom andamento das audiências de custódia, o atendimento de saúde adequado aos presos e o desejo de transferi-los aos estados de origem. A reunião foi convocada no âmbito do Gabinete da Preservação e Mobil