Pular para o conteúdo principal

“Iris foi um homem que fez escola política”, diz Caiado em missa em memória ao ex-governador

Em solenidade no Santuário Basílica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Matriz de Campinas, governador ressaltou legado e trajetória de uma das principais lideranças políticas do Estado


Governador Ronaldo Caiado, ao lado da primeira-dama Gracinha Caiado, participa de missa em ação de graças em memória ao ex-governador de Goiás Iris Rezende (Foto: André Saddi)

O governador Ronaldo Caiado, acompanhado da primeira-dama Gracinha Caiado, participou nesta quarta-feira (09/11) da missa em ação de graças em memória ao ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende Machado, que faleceu há um ano, em 9 de novembro de 2021.

Durante a solenidade, no Santuário Basílica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Matriz de Campinas, em Goiânia, o governador ressaltou o legado e a trajetória de uma das principais lideranças políticas do Estado.  "Ele mesmo definia que a vida política dele só tinha explicação no campo espiritual. Ele dizia: Caiado, nunca tive parente político, minha família nunca teve um político, porque a mim essa vocação de acreditar em continuar levando essa luta e cada vez mais me aproximar das pessoas?", contou o governador.

Com essa postura, "Iris foi um homem que fez escola política", afirmou Caiado. "Foi uma verdadeira enciclopédia. Você aprendia cada dia e minuto ao lado dele", continuou. Ainda segundo o governador, a atuação partidária de Iris foi fundamental na estruturação do MDB e para colocar Goiás nas discussões nacionais. "Ele dizia: 'Não podemos ficar apenas tratando dos assuntos aqui, temos que levar nossa voz nas decisões nacionais. Esse era o Iris Rezende", destacou.  

A celebração, realizada pelo reitor do Santuário-Basílica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padre Abdon Dias Guimarães, contou com a participação da Orquestra Sinfônica e Coro Sinfônico de Goiânia. Bastante emocionada, Ana Paula Rezende, filha do ex-goverbador, disse que ainda é difícil acreditar que está há um ano sem o pai. "Sua presença é forte demais para ser esquecida. Sua vida é grandiosa demais para não ser lembrada", frisou ela, que estava acompanhada dos irmãos Adriana e Cristiano Rezende. "Meu pai fez da sua vida uma missão, entendeu que a política era sua vocação e escolheu dedicar sua vida e sua trajetória em prol do outro".

Ana Paula também fez questão de agradecer Caiado e a família. "A política nos deu um amigo. O senhor foi muito leal, companheiro do meu pai. Sua presença como médico, atento a tudo, como amigo, fez tudo ficar mais leve. A minha gratidão será eterna", sublinhou. Viúva de Iris Rezende, Íris de Araújo afirmou que o legado dele está escrito e no coração das pessoas. "Está na história que ele mesmo escreveu ao fazer a escolha, porque foi uma decisão dele, de ser político, trabalhar e ajudar aqueles menos favorecidos", lembrou.

Biografia

Iris Rezende nasceu em Cristianópolis (GO), em 22 de dezembro de 1933. No final da década de 1940 mudou-se com a família para Goiânia. Formou-se em direito na Universidade Federal de Goiás (UFG) e ingressou na política nos anos 1950. Ocupou cargos de vereador, deputado estadual, prefeito, senador e governador. Também foi ministro da Agricultura no governo de José Sarney (de 1986 a 1990) e da Justiça durante o de Fernando Henrique Cardoso (entre 1997 e 1998). O político goiano morreu aos 87 anos, em São Paulo, após complicações de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), menos de um ano após encerrar a carreira de 62 anos de vida pública.

Também participaram da missa os prefeitos Rogério Cruz (Goiânia), Adib Elias (Catalão) e   Marden Júnior (Trindade); o deputado estadual Bruno Peixoto, a deputada federal eleita Marussa Boldrin, o deputado estadual eleito Renato de Castro; os vereadores por Goiânia Anselmo Pereira,  Henrique Alves, Clécio Alves e Dr. Gian; o ex-senador Mauro Miranda; o ex-deputado federal Leandro Vilela; a presidente do PT, Kátia Maria; o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça, Castro Filho; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, Welington Luis Peixoto; e o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Documentário sobre os 65 anos de Taguatinga-DF

   Documentário sobre os 65 anos de Taguatinga-DF A região Administrativa de Taguatinga completou 65 anos em junho de 2023.  Em conexão com a data, convido a assistirem o fantástico documentário  p roduzido pelo experiente corretor de imóveis e exímio fotógrafo Getúlio Romão. Dividido em nove episódios de cerca de 15 minutos, acompanham links com álbuns com centenas de belas fotos que podem ser baixadas gratuitamente.   No alto dos seus 78 anos de idade, seu entusiasmo e motivação me inspiram em muitos sentidos.  Como por exemplo, na sua preocupação em sempre se manter atualizado com novas tecnologias, como relógios(smartwatches), celulares e mesmo drones. Percebam que além de idealizador do projeto, as fotos e videos (incluindo aéreos) foram em sua integridade produzidos por ele. Verdadeiro presente e legado para minha cidade natal, que conta hoje com mais de 222 mil habitantes.  Disponível no canal oficial no youtube:    https://www.youtube.com/@GETULIOROMAO Getúlio Romão compartilha

Elevador de Shabat no condomínio

Elevador de Shabat no condomínio* Técnicas construtivas e tecnologias embarcadas nos imóveis evoluem tão rápido que requerem constantes atualizações dos profissionais que operam no segmento imobiliário: arquitetos, engenheiros, trabalhadores de construção civil, equipe de manutenção predial e também corretores de imóveis. O jargão específico do segmento imobiliário varia de estado para estado, e tem diversos “glossários/dicionários” disponíveis em fácil consulta pela internet.    Aqui no Distrito Federal, teríamos algumas específicas como casa em Ponta de Picolé (imóvel localizado na beira do Lago Paranoá) ou as transações de “corda de caranguejo” e “farofada”, ambas indicando muitos intermediários envolvidos entre o comprador e o vendedor. Recentemente em anúncio de apartamento de alto padrão na cidade de São Paulo, vimos referência ao andamento do processo de instalação de Elevador de Shabat. Desconhecíamos o conceito.  Um elevador de Shabat funciona em um modo especial, operando aut

Avanços na investigação e encaminhamento dos presos em ato terrorista

Encontro no Palácio do Buriti nesta sexta-feira (13) reuniu membros do GDF e da justiça local para tratar do atendimento aos detidos por vandalismo na Esplanada dos Ministérios Participaram da reunião membros do GDF que compõem o Gabinete da Preservação e Mobilização Institucional, do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios, do Ministério Público do DF e Territórios, da Câmara dos Deputados, da Ordem e do Conselho dos Advogados do Brasil e da Defensoria Pública do DF | Foto: Renato Alves/Agência Brasília O Governo do Distrito Federal reuniu órgãos e entidades de justiça nesta sexta-feira (13) para discutir o avanço das medidas tomadas após os atos de terrorismo do último domingo (8), na Esplanada dos Ministérios. Entre as ações, foram tratadas a celeridade na apuração dos fatos, o bom andamento das audiências de custódia, o atendimento de saúde adequado aos presos e o desejo de transferi-los aos estados de origem. A reunião foi convocada no âmbito do Gabinete da Preservação e Mobil